INTERDISCIPLINARIDADE

 A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE

Para uma prática pedagógica que ajude o estudante a construir conhecimento de uma forma que articule as informações desordenadas que temos nos dias atuais, é necessário trabalhar de forma interdisciplinar e articulada. Na produção e na socialização do conhecimento no campo educativo, o tema vem sendo discutido por vários autores. De modo geral, de acordo com Thiesen (2008), a literatura sobre esse tema mostra que existe pelo menos uma posição consensual quanto ao sentido e à finalidade da interdisciplinaridade: ela busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento que surgiu, sobretudo, pela influência dos trabalhos de grandes pensadores modernos, onde as ciências foram sendo divididas e, por isso, especializando-se. Organizadas, de modo geral, sob a influência das correntes de pensamento naturalista e mecanicista, buscavam, já a partir da Renascença, construir uma concepção mais científica de mundo. A interdisciplinaridade, como um movimento contemporâneo que emerge na perspectiva da dialogicidade e da integração das ciências e do conhecimento, vem buscando romper com o caráter de hiperespecialização e com a fragmentação dos saberes (THIESEN, 2008).
De acordo com Priess (2012), a interdisciplinaridade surge como uma “nova” concepção de divisão do saber, frisando a interdependência, a interação, a comunicação existente entre as disciplinas e buscando a integração do conhecimento num todo harmônico e significativo; podemos dizer que é um sistema de níveis e objetivos múltiplos; coordenados, procedentes do nível superior, assim configurados: 


Para iniciarmos as discussões acerca deste assunto, sugerimos a leitura do artigo “Articulações entre o enfoque CTS e a Pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências”.
O que é preciso para haver interdisciplinaridade na educação científica e tecnológica?

Referências:

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Set./Dez. 2008 v. 13 n. 39.
PRIESS, Edla Yara. Didática do Ensino Superior. Joinville: EAD Tupy, 2012.


0 comentários:

Postar um comentário