Fibras ópticas transmitindo a luz de LEDs coloridos há mais de 30 anos!

(Fonte:http://teorcaos.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html)

Há 35 anos  o projeto brasileiro de fibras ópticas criado no IFGW (Insituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas, no DEQ (Departamento de Eletrônica Quântica). Que o projeto brasileiro envolvendo lasers e fibras ópticas foi desenvolvido, feitos testes de telecomunicações, o setor passou por uma verdadeira revolução com a massificação do uso das fibras ópticas no lugar de fios de cobre.
Então, o Brasil passou a engressar no seleto grupo de países que pesquisavam e usavam fibras ópticas, que são filamentos de vidro  da espessura de um fio de cabelo capazes de transmitir em alta velocidade dados em forma de luz. 


Atualmente o Brasil tem uma rede de fibra óptica ociosa, com mais de 16.000km de extensão, que poderá ser reativado com o Plano Nacional de Banda Larga, modelo de março de 2010.
 



Com o intuito de inclusão digital, o governo pretende investir nos cabos de fibra óptica, segundo Info, juntando a rede da Eletronet, empresa privada falida com mais 5.000km de fibra óptica utilizadas por estatais como a Petrobrás.
 

Até então não temos mais notícias desse projeto!


 

0 comentários:

Postar um comentário