FABRICAÇÃO

A partir dos conceitos iniciais vamos conhecer o processo de frabricação da fibra óptica. Abordando assuntos químicos, físicos, matemáticos e de ciências dos materiais, o processo começa com largos tubos de vidro, que passam por um tratamento, em que o vidro é banhado por ácido fluorídrico, removendo seus resíduos.
Após a limpeza, o tubo de vidro é colocado em um torno que fica girando até ser aquecido, provocando uma chama de hidrogênio e oxigênio em seu interior.
Quando o tubo atinge uma coloração esbranquiçada a 2000oC, é fundido com outro tubo, em seguida passa para outro torno a ser modelado.
Durante o processo, recebe uma mistura de gases químicos, contendo uma forma líquida de silício, que é bem abundante na natureza, e germânio, utilizado como semicondutor em transistores.


Com o aquecimento dos gases injetados, ocorre uma reação química que deixa um pó branco no interior do tubo de vidro, este é fundido e convertido num “núcleo da fibra óptica”. Esse núcleo, em sua estrutura interna forma uma vara sólida de vidro.
Apesar de receber esse nome, a fibra óptica, nada mais é, do que uma vara de vidro grande que é pré-formatada, separada e colocada verticalmente em uma torre que lhe dará a forma final.
A torre aquece a vara pré-formatada a 2000oC, derretendo o vidro formando um filamentos ainda menores, escoando como mel. Ao final as finas fibras são esticadas e medida a tensão por uma série de polias, para que não haja dano durante o processo.
Para que se haja a precisão há monitores, que garantem que as fibras terão o diâmetro correto, de 125 micrometros (125x10-6m). Relembre alguns conceitos!
Durante o processo de fabricação a fibra passa por lâmpadas ultravioleta que forma uma capa acrílica, protegendo-a do pó e de outras contaminações.

Veja como ocorre o processo descrito, assistindo o vídeo da Discovery Channel:


O que podemos acrescentar nesta página? Colabore!

0 comentários:

Postar um comentário