CTS

REFLEXÃO SOBRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE: A IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO NOS RECURSOS EDUCACIONAIS E BLOGS DE ENSINO DE CIÊNCIAS

(fonte: http://www.siqueiranews.com/2012/10/comecam-9-semana-nacional-e-vi-mostra.html)


Ao iniciar os estudos sobre o tema, realizou-se uma busca sobre autores que se referem aos estudos em CTS. De acordo com Bazzo, Linsingen e Pereira (2012), os estudos sociais da ciência e da tecnologia, ou estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), constituem um campo de trabalho nos âmbitos da investigação acadêmica, da educação e das políticas públicas dos países onde atualmente já estão implantados.

Estes estudos se originaram há cerca de três décadas, a partir de novas correntes de investigação em filosofia e sociologia da ciência e de um incremento da sensibilidade social e institucional sobre a necessidade de uma regulação democrática das mudanças científico–tecnológicas.

Desse modo, é importante que educadores das áreas científicas, tenham entendimento e possam refletir sobre os aspectos sociais do fenômeno científico–tecnológico, tanto no que diz respeito às suas condicionantes sociais, quanto às suas consequências sociais e ambientais. 

Os estudos CTS, promovem a alfabetização científica mostrando a ciência e a tecnologia como atividades humanas de grande importância social, por formarem parte da cultura geral nas sociedades modernas. Trata também de estimular ou consolidar nos jovens a vocação pelos estudos da ciência e da tecnologia, mostrando com ênfase a necessidade de um juízo crítico e uma análise reflexiva bem embasada das suas relações sociais.

As abordagens CTS ressaltam a importância da discussão de temas sociais a partir de um enfoque interdisciplinar. Desta forma, criamos esse espaço visando discussões, objetivando abranger  temas relevantes das áreas das ciências sociais e a investigação acadêmica em humanidades como a filosofia e a história da ciência e da tecnologia, a sociologia do conhecimento científico, a teoria da educação e a economia da mudança tecnológica. Indicamos o artigo O que são e para que servem os estudos CTS, para maior aproximação do tema e dar início as discussões.

Referência:

BAZZO, Walter Antonio; VON LINSINGEN, Irlan; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. O que são e para que servem os estudos CTS. Disponível em: <http://srv.emc.ufsc.br/nepet/Documentos/310.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2012.

0 comentários:

Postar um comentário